Wednesday, January 10, 2007

A Ilusão da Era da Informação e a Beleza do Conhecimento



Vivemos na Era da Informação, na Era do Conhecimento...

Mas será que somos avaliados pelo verdadeiro conhecimento que temos..., ou apenas, pela informação que dispomos, pela quantidade de coisas que conhecemos...

O que nos pode levar a querer conhecer muitas coisas...,

e qual será, na realidade, o verdadeiro valor para o Ser do Humano, do conhecer muitas coisas...

seremos mais felizes por conhecer muitas coisas?

Conhecer muitas coisas, não significa Conhecer Muito...

o processo do Conhecimento, passa necessáriamente pela Reflexão,
o processo da Reflexão, passa necessáriamente pela Disponibilidade;
o processo da Disponibilidade, passa necessáriamente pela existência de Espaço e Tempo dentro de nós...

ninguém tem tempo, para refletir sobre tudo o que conhece...
ninguém tem espaço, para incorporar tudo o que conhece...

Podemos estar cheios de informação e sermos uns pobres de espírito...
Podemos estar cheios de conhecimentos, e não sabermos nada sobre nada...

Será que não existem alturas na nossa Vida em que temos que estar vazios..., para que exista espaço..., para que o verdadeiro Conhecimento possa ser gerado, possa entrar dentro de nós...

Se estamos cheios de conhecimentos..., se nos encontramos obcecados pela procura de conhecimentos, de informação...

podemos no limite, não ter Conhecimento sobre nada...

6 comments:

Marta said...

Eu quero conhecer pessoas e lugares, vidas diferentes da minha, quero conhecer factos científicos, quero conhecer para não estagnar, quero conhecer para crescer... sei q vou chegar ao fim da minha vida a saber quase nada, mas talvez me conheça!
Devo fazer o quê? Tapar os olhos e os ouvidos? Devo perder a curiosidade?
Até que me provem o contrário, talvez nem que me provem... quero continuar a conhecer...
Mas concordo que a informação que me é impingida nem sempre, ou quase nunca, é conhecimento!

wolfhunter said...

Olá Marta!

Conhecer pessoas, lugares, vidas diferentes é para mim Conhecimento..., porque esse conhecer está ligado necessáriamente à nossa vida..., ao percurso da nossa Vida...

Acontece-me muitas vezes pensar, quantas vidas gostaria eu de viver..., existem vidas tão diferentes..., e eu adorava viver tantas...

Estou em absoluto acordo contigo, no que diz respeito ao valor do conhecimento, obtido pela via da vivência desse mesmo conhecimento..., isto é, conhecer pessoas, conhecer lugares, conhecer vidas...

O que eu, de alguma forma, tentava abordar neste post, era o valor que tem a informação, o conhecer por conhecer, o saber muitas coisas..., existe hoje em dia um excesso de informação, as pessoas estão cheias de informação..., mas vivem pouco..., refletem pouco sobre a informação que detêm...

Bj

W.

Mina said...

Quantas pessoas é que não fazem colecção de acontecimentos e supostas sabedorias? Mas lá bem no fundo não sabem muito, gostam é de exibir...
Não há meio do Ser Humano ser humilde, verdadeiro, capaz?
Gotava de apenas poder viver a vida e usufruir do bom que ela nos proporciona... felicidade :)
Bom post!
Bjs.

Cris said...

"Se estamos cheios de conhecimentos..., se nos encontramos obcecados pela procura de conhecimentos, de informação...
podemos no limite, não ter Conhecimento sobre nada..."

conhecer sem sentir faz de nós qq coisa menos que humana. Temos que sentir, sempre, para poder aplicar o conhecimento

um beijinho muito grande e bom Wk
Cris "Lobita"

Farinho said...

A meu ver, o que conhecemos ou não, não é relevante, o que importa é o nosso coração se fazemos o bem ou o mal. se a nossa alma é pura ou não, se uysamos os nossos conhecimentos para o bem ou para o mal, mas nem toda a gente pensa como eu.

Beijocas.

Woman said...

Sabes? Quero absorver mais e mais, tudo o que puder, olhar o mundo, as pessoas, as coisas e absorver. Não quero ficar de olhos vendados ao que se passa à minha volta.

E depois dentro de mim, eu farei a minha "sábia" selecção de tudo o que me importa, do que me faz feliz, do que me convém. Saberei como todos seleccionar o importante para deixar aquele espaço vazio de que falas, sempre livre para algo verdadeiramente importante.

Um beijo.

Muito interessante, sabias? ;)