Tuesday, February 06, 2007

A Beleza e a Ilusão do Ficar e do Partir…


A Beleza e a Ilusão do Ficar e do Partir…


Será necessário, por vezes...
Partir para conseguir Ficar…,

e outras...
Ficar para conseguir Partir de vez…



Ficar ou Partir?

Quantas vezes, cada um de nós, já foram confrontados ao longo da sua Vida com esta questão…

A nível profissional, a nível pessoal…

Ficamos ou Partimos…

O Ficar…

O Ficar tem o valor da estabilidade, da temperança, da segurança….,
No fundo tem a Beleza do Conhecido…, e nós tendemos a amar o que conhecemos...

É muito difícil Partir, largar o que conhecemos, e partir para o desconhecido…

O Ficar também é cheio de Ilusão…,
…ou porque tudo muda, todos os dias, e lugar onde hoje ficamos, amanhã será outra coisa…
…ou porque acreditamos que se ficarmos, vamos conseguir alterar o que nos levou a pensar que devíamos Partir…

E o Partir…

O Partir tem a Beleza da Aventura, a Beleza mitológica dos Heróis…, aqueles que partem e deixam tudo para trás…, a Beleza da Força…, é preciso Força para Partir…
Mas…, não será o Partir também cheio de Ilusão…
Porque quando partimos, partimos a pensar que encontraremos sempre algo melhor, mais belo, mais perfeito…, no fundo partimos em busca de um Ideal…
E esse ideal nem sempre existe…, e se existe, nem sempre estará ao nosso alcance…

Por vezes partimos, numa viagem, numa aventura exterior, em busca de algo diferente, e esquecemo-nos que a verdadeira Questão, aquilo que nos levou a partir, está dentro de nós…, e somo nós que temos que mudar…


Existe Beleza no Partir tal como existe Beleza no Ficar…

Mas…, acima de tudo…, temos que ser Unos…, temos que Estar no que Fazemos…

Não devemos Partir, deixando Ficar uma parte de nós para trás…,
tal como, não devemos Ficar, deixando Partir uma parte de nós…

25 comments:

arwen said...

W,

A cada palavra tua as duvidas, questões, perguntas tendem a fluir na minha cabeça e como uma mera pseudo-filosofa, por cada resposta que encontro surge sempre uma nova questao.
Relativamente ao ficar ou partir, por vezes ja me questionei sobre isso, fico?? Mas o ficar é o manter da estabilidade ou a estagnação e o medo de partir... O risco de partir é grande, contudo ninguem sabe o que encontrará para depois partir...
Se se decide que se vai partir, entao, surgem as novas experiencias, os novos conhecimentos e os novos horizontes...

Gostei especialmente dos 3 ultimos paragrafos, o ser uno. Nao é facil partir e nao deixar uma parte de nos para tras, pois tudo o que fizemos antes de partir já é uma parte de nos...

Parto ou fico??
Uma coisa te posso garantir... posso partir neste momento do teu espaço mas voltarei todas as vezes que procure palavras sábias...

E aqui deixo uma parte de mim... as palavras que sairam do mais profundo do meu ser...

Parto e fico!!! Será isso possivel??

Bj

Sílvia said...

Como entendo o teu texto...

Sabes a minha vontade é de partir para daqui a pouco tempo voltar e ficar...

Ficar, partir e ficar...

A vida é uma incerteza e o receio de não voltar a ter o ficar de agora leva-me a não partir...

Confuso mas sentido ;)

Bjinho e parabéns por mais uma bela reflexão.

Serenidade said...

Existe beleza no partir e no ficar, desde que estejemos por inteiro seja lá qual for a nossa decisão. O ser humano tem medo do desconhecido, um dos grandes desafios do Homem é mesmo esse: vencer o medo, viver no medo, para o superar, ter medo de arrsicar mas mesmo assim arriscar. Tal como uma vez me disseram "o mundo é dos audazes" com uma certa razão...
Partir. Quantas vezes não partimos por medo do desconhecido e, pior ainda, quantas vezes não deixamos partir, o que acarreta infelicidade para o que não partiu e para o que não deixou o outro partir pensando que assim seria mais feliz!!!
O Ficar. Para quê ficar no conhecido, no seguro, se nos sentimos infelizes e, por causa disso, vamos fazer infelizes também quem nos rodeia?! Ficar é uma decisão sábia para quem está sereno, em harmonia na sua existência, na sua vida, realizando-se e contribuindo para a realização de quem o rodeia... A vida é mesmo uma teia, em que as energias emanadas por um interfere a todos os que com ele se cruza. Se a energia for sadia tudo tenderá para um equlibrio (dinâmico, como é obvio). Se a energia for adoentada, enfraquecida, os outros vão sentir e ou se afastam (se poderem) ou então também eles ficarão enfraquecidos ... Comecei a divagar mais do que devia...

Adorei mais uma vez a minha passagem por aqui e a sua passagem por lá!

Beijinhos de luz serena.

Marta said...

Gostei mt uma vez mais... senti e sinto essa duvida do partir ou ficar muitas vezes...
Normalmente acabo por fugir... que não tem beleza nenhuma. Estou a trabalhar isso...
bj

wolfhunter said...

Princesa Arwen,

Partir e Ficar...

sim, sinto que é possível...,

já Parti..., ficando..., e já Fiquei..., partindo..., infelizmente, vezes de mais...


mas também já senti...,

que só consegui partir..., porque me obriguei a ficar...

que só consegui ficar..., porque me obriguei a partir...

Um Beijo

W.

[[cleo]] said...

Olá wolfhunter!

Pois é... uma decisão difícil!
Mas por vezes, se não se partir, nunca se chegará a conhecer mais nada para além daquilo que já se conhece... é preciso arriscar!
O que já se conhece, é a estabilidade, também é bom, mas... e a aventura?
O desconhecido também é muito fascinante!
Existe beleza, tanto no ficar... como no partir...

Um texto cheio de verdades e que nos deixa a pensar. Gostei imenso.

Um beijinho soprado

Cris said...

Ficar deixando o coração partir e divagar ou partir, e como bem dizes, deixar o sentimento pendurado numa árvore, por termos medo de o levar conosco. Concordo contigo, em que a decisão de ficar ou partir deverá ser tomada por inteiro e nunca como fuga. Ficar, permanecer também é uma maneira de fugir, não enfrentando o que a vida nos pode dar ou os desafios que teriamos que ultrapassar, caso fosse tomada a opção de partir.

Mas quantos de nós não estão quebrados, com a alma solta, o coração perdido e o corpo preso a um sonho que não existe?

Bjkas
Cris

wolfhunter said...

Lobita,

"...quantos de nós não estão quebrados, com a alma solta, o coração perdido e o corpo preso a um sonho que não existe?"

Identifico-me, demasiado, com esta tua frase...

W.

ju said...

A estabilidade do ficar nem sempre compensa. A segurança do ficar muitas vezes é uma ilusão.

A dificuldade do partir é uma realidade mas a beleza muitas vezes está mesmo no desconhecido...

Mina said...

Eu acho que a solução perfeita é intermédia. Mas também acho que só devemos fazer aquilo que queremos, e que nos faça sentir bem.
Uma bela reflexão, dá que pensar :)
Bjs!

Catarina said...

"Não devemos Partir, deixando Ficar uma parte de nós para trás…, tal como, não devemos Ficar, deixando Partir uma parte de nós…"


Partir ou Ficar...

Às vezes partimos porque não temos escolha... Partimos para trabalhar, para crescer e desenvolver capacidades. Partimos para viver!

E o ficar?
Tenho saudades do ficar...
Estou sempre entre o partir e o ficar...

Eu sei que o teu texto vai muito mais além disto, mas quando leio ponho pedaços de mim, do que sinto e do que vivo.

Durante a semana quero partir, ao fim de semana quero ficar...


"Mas…, acima de tudo…, temos que ser Unos…, temos que Estar no que Fazemos…"

Borboleta said...

oi..várias vezes tive de optar entre partir ou ficar..e quase sempre optei pelo partir..embora, com o tempo, o partir tenha saudades do que deixou..mas é preciso fazer opções..e por vezes é necessário optar entre nós
e no que estamos a fazer de nós próprios..jinhos

P.s.: mas quem fica..um dia pode partir..e quem parte um dia pode voltar...

Cris said...

Mas quantos de nós não estão quebrados, com a alma solta, o coração perdido e o corpo preso a um sonho que não existe? esta expressão, foi durante muito tempo, demasiado, aquela que melhor descrevia o meu estado de "alma". Demorou mais tempo ainda a recolher e caçar o que tinha deixado solto. É um processo extremamente doloroso, e apesar de estar de bem comigo mesmo, neste momento, e de bem com quem me ama, quando o corpo e alma se esquartejaram, ficaram cicatrizes eternas, feias, que quer queira ou não, assombram-me quando menos espero. Não passo de uma lobita assustada.

C.

arwen said...

w,

Tal como te disse parti mas voltei...
Para te desejar um excelente fim de semana...

Um beijo...
Arwen **

Bel said...

Hoje não podia concordar mais contigo. As vezes só partindo descobrimos o que temos a nossa espera mas ao partir tambem perdemos.
Um beijo e bom fim de semana

Anonymous said...

Adorei as tuas palavras.
Tenho pena que o sentido não te cative tanto, mas entendo a diferença.
Se calhar passei a fase de ser ingénua, perdi uma parte da pureza.
Pode ser que este ainda ressuscite. Não está fora de questão...
Beijo, W.

Unknown said...

Quantas reflexões!
Adorei esta parte, que se gravou em mim "Mas…, acima de tudo…, temos que ser Unos…, temos que Estar no que Fazemos…"
Obrigada!

Beijo enorme

Cris said...

Passei por aqui para te desejar uma boa semana. Beijinho

Cris

arwen said...

é verdade W.,

nunca tinha pensado na metáfora do corvo, mas realmente é mesmo real...

Uma excelente semana...

Um beijo...
**

silvia said...

W.
O teu post é lindo...
Ele fez me relembrar quando tive que partir e não queria... Deixar uma vida para tras para começar uma nova... Começar uma vida no desconhecido...
Hoje, talvez deveria partir... Procurar o que eu preciso, mas tenho medo de tudo deixar... Sei o quanto custa e o quanto sofremos depois.

Agradeço a tua visita ao meu humilde espaço e as lindas palavras que la deixaste.
Espero voltar a ler-te , tanto aqui como no meu.
Também gostei que me tenhas encontrado.
Um beijo com carinho. :)

Cris said...

Passei por aqui para deixar um beijinho de bom fim de semana!

Cris

Cris said...

Passei por aqui para deixar um beijinho de bom fim de semana!

Cris

Catarina said...

Bom fim de semana :)*

Afectos said...

Verifiquei apenas hoje que tocou à minha porta e aqui me expresso como sua atenta leitora.

Anonymous said...

Talvez seja tolice, mas algo me diz que qualquer coisa não está bem... Estás bem? Estou errada?

Cris