Tuesday, September 19, 2006

A proporção divina (The Golden Ratio)



Este é um conceito, que após o sucesso do livro O Código da Vinci de Dawn Brown ficou mais conhecido, mas, mesmo assim, não faz sentido falar de beleza sem abordar este tema.
A proporção divina ou o número de ouro, é um dos números mais misteriosos da natureza.
Ao longo da História, este número é conhecido e discutido como a chave para o segredo da beleza do mundo que conhecemos.
Aparece em obras de arte, em galáxias, flores, etc.

É um número irracional, dado pela dízima infinita não periódica 1,61803398... .
Costuma-se representar pela letra grega maiúscula Fi e corresponde a metade da soma da raiz quadrada de cinco com a unidade.
O primeiro registo conhecido desse número, encontra-se na obra de Euclides, Elementos de Euclides. Euclides define aí o que chama «divisão em extremo» e «rácio médio». Explica tratar-se da divisão de um segmento em duas partes desiguais com uma propriedade particular: o quociente entre o segmento inteiro e a parte maior é igual ao quociente entre as partes maior e menor. Feitas as contas, vê-se que essa proporção tem de corresponder precisamente a Fi, a que chamámos número de ouro.

O tema foi retomado no século XIII por Leonardo de Pisa (c. 1170-1240), mais conhecido como Fibonacci, e por Fra Luca Pacioli (1445-1517), que introduziu a expressão «proporção divina». Só em meados do século XIX aparecem as designações «rácio dourado» e «número de ouro».

Uma das ocorrências mais espantosas do número de ouro encontra-se na disposição das pétalas das rosas.

1 comment:

Cris said...

Rosas! Esse número faz-me uma certa comichão, faz com que tudo seja matematicamente correcto... torna as coisas previsiveis, mas não me deixa de impressionar...