Tuesday, September 26, 2006

A Beleza da multiplicidade de Eu's no Ser Humano


Eu olho-me no espelho...

vejo um corpo, um, apenas um corpo...
e não tenho dúvidas apenas tenho um corpo

Eu acredito em Deus, tenho apenas uma alma...

mas quantas faces tem essa alma?...,
quantos eu's interiores existem dentro de mim?

Não somos seres simples, cada um de nós é um mundo complexo, multifacetado...


Porque o facto de ter apenas um corpo e uma alma, não nos permite concluir que o nosso Eu é uma unidadade...

Quantas vezes sentimos que não somos a mesma pessoa, que estamos a reagir a uma situação igual de uma forma totalmente diferente...,

Quantas vezes olhamos para dentro e não reconhecemos quem somos naquele momento...

Quantas vezes temos sentimentos inesplicáveis, vivemos momentos inesplicáveis, criamos situações inesplicáveis, reagimos de forma inesplicável...

inesplicável para quem?, para que nosso Eu?

Vivemos num mundo complexo, que nos afecta continuamente de uma forma profunda, criando-nos novos Eu's, muitas vezes apenas para conseguirmos sobreviver a um momento doloroso, horrível...

Por vezes, a única forma que temos de sobreviver a um acontecimento terrível, é criarmos um novo Eu alternativo, que guarda esse sofrimento, para que os nossos outros Eu's possam continuar a viver...,

sem essa capacidade não exploramos a grandiosidade do mundo que cada um de nós tem dentro de si...,

apenas raspamos superficialmente pela vida...


Não, não somos loucos quando sentimos que temos dentro de nós diversos Eu's...

3 comments:

Cecilia M said...

Olá!
Obrigada pela tua visita e comentário que apreciei muito.
Gostei do teu post, mas permite-me discordar um pouco de ti. Não concordo quando dizes que temos diversos eu. Temos sim, na minha opinião, um eu complexo, que se adapta a várias situações com diferentes respostas dependendo de vários factores. É verdade que por vezes as nossas reacções nos surpreendem. Pensamos que numa determinada situação reagiríamos de uma forma e quando confrontados com a situação real reagimos de forma diferente da premeditada, mas isso faz parte das características do ser humano que se rege não apenas pela razão mas também pelo sentimento.
Fica bem
Beijo

Leticia Gabian said...

Somos alma, instinto e intelecto, abrigados num corpo. Para cada situação, cada momento, um ou todos os componentes do Eu são acionados. E aí interagimos com o todo."...sem essa capacidade não exploramos a grandiosidade do mundo que cada um de nós tem dentro de si..."
Abraço

Nani said...

Eu tenho pelo menos 2 "eu" ...
e não falam um com o outro!!