Saturday, October 14, 2006

Relexões sobre Beleza II


O que é Beleza Moral?, a Beleza do Espírito...

"Apenas por dois modos a felicidade é cognoscível em todo o Universo: a que nos vem das alegrias do corpo e a que nos vem da paz redentora do espírito."

Existe uma beleza espiritual, e uma beleza material neste mundo, a maior parte de nós, vive em função da beleza material, da beleza que tem origem nos nossos sentidos, é uma beleza mais fácil de apreender, mais evidente, mais real...,

mas também é uma beleza mais volúvel, uma beleza mais inconstante, uma beleza mais frágil, uma beleza que é, sem dúvida uma princesa neste mundo, mas prisioneira do Tempo...,

A beleza espiritual, pelo contrário, é mais complexa, mais profunda, menos superficial, muito mais difícil de apreender..., mas em contrapartida, é mais estável, mais serena, mais eterna...

Se existe algo na natureza, que representa a beleza espiritual, é o diamante em bruto..., quando o encontramos, aos nossos sentidos parece um bocado de vidro, fosco, tosco, sem brilho, apenas uma pedra esbranquiçada com pedacinhos de carvão agarrados...,

Se estamos atentos, e se somos mais experientes, mais maduros, reparamos que aquela pedra é especial, que é um diamante!

Tal como um artista, que olha para um bloco de marmore, e consegue ver a beleza que existe dentro daquele bloco de pedra...

Os poucos de nós, que têm a sorte de encontrar a Beleza espiritual, a beleza do invisível serão felizes, porque essa beleza é madura, profunda, estável, serena, tranquila..,

Infelizmente os tempos que correm..., são de beleza material, de beleza imediata, de beleza para ser consumida...

e Eu como ser imperfeito que sou, muitas vezes sou contaminado por essa força, que me leva à procura da beleza material, que me leva a desistir da beleza espiritual, que destrói o meu interior, e me enfraquece..., me faz cair no chão..., a única coisa que me dá alento, é que sinto que não é por ali, que aquele não é o caminho...,

...mas parece tão mais fácil...

3 comments:

Bad Girl said...

E haverá mais beleza do que combinar palavras tão bem que resultam em textos tão bonitos?

wolfhunter said...

Olá,

Obrigado "Bad Girl"...

Bjs

ESTHER ESTRELA said...

Gostei muito de suas reflexões acerca de beleza... e serviram para confecção de um trabalho que estou escrevendo... obrigada.